O QUE É LIBERDADE?

Estive, recentemente, refletindo sobre o conceito de liberdade, ou sobre o que deveria ser liberdade, numa situação real. Mas o que é conceito? Do meu ponto de vista, conceito é tudo aquilo que define algo ou alguma coisa (adjetivo?), ou um agrupamento de coisas que são usadas para definir uma. Se estou certo ou não, descobrirei mais tarde. Que ideias, então, permeiam a liberdade (ou o seu conceito)? Me disseram outro dia (última quarta-feira) que eu sou livre para fazer o que eu quiser, e que eu sou aquilo que eu quiser ser. Na hora, não me pareceu apropriado “rebater” (há palavra melhor?) o argumento (momento oportuno, porém com a pessoa errada. Vá entender [...!]) e, portanto, acabei “arquivando na minha mente. Na falta do que pensar e do que escrever, pensei sobre isso.
NÃO EXISTE, na minha opinião, uma liberdade propriamente dita. Ponto.(...!)
Não somos libertos para ter liberdade. E não estou falando nem de classes sociais, até porque, hoje em dia, o “jogo” se inverteu: hoje, os pobres estão “livres” e os ricos se enfurnam em condomínios fechados (que são verdadeiras prisões, diga-se de passagem), isolando-se do resto e, pagando uma nota preta para isso (mais ‘pano pra manga’? Talvez num outro dia). A tal da liberdade, que várias pessoas e instituições “pregam” que existe, é uma grande mentira.
Talvez por existir a palavra “responsabilidade”, a liberdade tenha perdido sua força (AINDA ‘mais pano pra manga’? Aguardem!).
Uma outra coisa que me deixa puto é a tal da “liberdade de escolha” (êta expressãozinha mais clichê da porra...); ora, a liberdade deveria de fato, ser isenta de escolha! Pois mesmo as escolhas são limitadas e você tem que se contentar com aquelas que estão listadas. Agora, se me dão licença, terei de encerrar por aqui, pois já bateu o meu horário de almoço. Que bela liberdade!


(Logo após lavar a louça, voltei e escrevi isso)
P.S: Abro tantos parênteses que acabo fugindo do assunto.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

Leave a comment